Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA (Doutorado)

O Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Associação Plena em Rede é constituído por uma área de concentração (Desenvolvimento e Meio Ambiente) e três linhas de pesquisas:

 

Linha 1: Relações sociedade-natureza e sustentabilidade

Objetiva qualificar recursos humanos que busquem o equacionamento nas inter-relações sociedade-natureza, no que concerne ao conhecimento destas, uso sustentável dos recursos naturais, avaliações de riscos, desastres e vulnerabilidades socioambientais. Causas e consequências da perda da biodiversidade. Benefícios ambientais da biodiversidade para a humanidade. Conservação e etnoconservação da sociobiodiversidade.

 

Linha 2: Planejamento, gestão e políticas socioambientais

Objetiva desenvolver pesquisas e formar recursos humanos para atuar nas temáticas: Políticas públicas rurais e urbanas, Governança e Participação Social; Sustentabilidade Ambiental, Fundamentos e Gestão socioeconômica dos Recursos Naturais e culturais, Espaços livres e sustentabilidade urbana; Planejamento e Gestão integrada dos recursos naturais, gestão participativa, movimentos sociais rurais e urbanos. Gestão dos resíduos sólidos. Políticas públicas Agricultura familiar e Agroecologia, Políticas públicas de recuperação de áreas degradadas, Turismo, Educação ambiental com vistas ao desenvolvimento sustentável.

 

Linha 3: Tecnologias para o desenvolvimento sustentável

Objetiva desenvolver pesquisas e formar recursos humanos capacitados para atuar nos temas: tecnologias de convivência com a seca; tecnologias para energias renováveis; sistema de monitoramento dos recursos naturais; geotecnologias para monitoramento socioambiental; sistema de alerta e monitoramento dos desastres naturais. Modelagem dos recursos naturais, reciclagem dos resíduos sólidos, monitoramento do sequestro de carbono de sistemas ambientais, Sensoriamento remoto aplicado a análise socioambiental, modelagem hidrológica para monitoramento dos recursos hídricos, Mudanças, variabilidades e Eventos climáticos extremos e suas repercussões na sociedade.

23 de janeiro de 2021. Visualizações: 2975. Última modificação: 23/01/2021 20:19:48